Seção Sindical no MEC aborda autoridades durante reinaguração do Cetremec e cobra do ministro Camilo Santana apoio ao plano de carreira
Durante a reinauguração do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), na segunda-feira, 6 de maio, membros da Seção Sindical do Sindsep-DF no Ministério da Educação angariaram apoio de autoridades presentes à luta pelo Plano de Carreira do setor.
A atividade também marcou a assinatura, pelo ministro Camilo Santana, da convocação dos 220 servidores aprovados no último concurso do ministério. “Aproveitamos a ocasião para lembrar ao ministro a importância de fortalecer o MEC por meio da valorização dos servidores com a criação e implementação da Carreira de Gestão de Políticas Públicas Educacionais (GPPE) e do Plano Especial de Cargos do MEC (PECMEC)”, explicou coordenadora da Seção Sindical Beronicy Farias. Na rápida conversa, Camilo Santana disse que conversaria pessoalmente com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sobre a questão.
Durante o ato, os representantes da Seção Sindical também conversaram com o deputado federal Reginaldo Veras (PV/DF) e a senadora Janaina Farias (PT/CE) para pedir apoio ao atendimento da reivindicação. Vale lembrar que os servidores do MEC estão mobilizados pelo plano de carreira desde meados de 2023.
O projeto do plano de carreira – fruto de um GT formado por gestores do MEC, servidores e representantes sindicais -, foi entregue pelo ministro Santana à ministra Dweck, em 16 de novembro de 2023. Até o momento, a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MGI) não deu início às negociações. Semanalmente, os servidores realizam no MEC o “Sextou na Luta” que está em sua 21ª edição.