Retirada de falsas acusações e aceitação de retratação restabelecem a convivência democrátic
Durante a recente campanha eleitoral do Sindsep-DF, o então Diretor João Bôsco de Souza, do MJ, lançou por e-mail falsas acusações contra integrantes da Chapa 1. Notificado extrajudicialmente a confirmar ou negar as acusações, ele subscreveu resposta com a “finalidade de retirar todas as acusações difamatórias constantes dos e-mails transcritos na notificação extrajudicial registrada sob o nº 000696985, a mim entregue na data de 28 do mês corrente e, por conseqüência, negar o teor das mesmas” (grifos nossos).
A democracia é incompatível com a calúnia e a difamação, razão pela qual essa atitude de grandeza era necessária para restabelecer as condições para a convivência democrática e a leal discussão das idéias e posições políticas que constroem o movimento dos servidores.
Em contrapartida, num gesto igualmente de grandeza e de busca da conciliação e da unidade na diversidade, os atingidos pelas acusações decidiram aceitar a retratação e dar o assunto por encerrado, abdicando das possibilidades legais de reparação a que poderiam recorrer.
Fonte: EG 266