Reintegração do Manoelzinho: Vitória da classe trabalhadora!
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 9/01, a Portaria nº 19, que reintegra o servidor Manoel Antônio Rodrigues ao quadro efetivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A portaria atende ao pedido de reconsideração da demissão formulado pelo Sindsep-DF ao Ministério da Educação (MEC).
Demitido no dia 10/10/11, Manoelzinho é sindicalista, fundador do Sindsep-DF, e atualmente exerce mandato classista como diretor financeiro do sindicato. Em 2010 liderou uma greve de 70 dias no FNDE que gerou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e levou à sua demissão.
Para a direção do sindicato, a reintegração de Manoel ao serviço público é uma vitória não apenas do companheiro que recuperou seu emprego, como também do Sindsep-DF, da Condsef, da CUT, e das demais entidades sindicais que defendem os trabalhadores.
No entanto, a Portaria nº 19 que reconsidera a demissão, pune o sindicalista com 90 dias de suspensão, o que na opinião da direção do Sindsep-DF é inaceitável. Por isso, o sindicato vai manter a campanha contra toda e qualquer punição ao trabalhador em função de sua participação na luta em prol da classe trabalhadora. Para tanto, vai recorrer ao Judiciário e ao Legislativo para revogar a suspensão do servidor, por entender ser esta uma medida para preservar o direito de greve dos trabalhadores.
Fonte: Edição extra do EG nº 435