Regulamentação da negociação coletiva já!
Para evitar a enrolação do governo nas negociações os servidores decidiram realizar um ato pela regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que prevê a negociação coletiva no serviço público. A atividade foi aprovada em assembleia-geral do Sindsep-DF, dia 18/09, e será realizada em data a ser definida, com o apoio da CUT e demais entidades representativas do funcionalismo público.
Com a regulamentação da negociação coletiva o governo não terá mais como descumprir acordos e nem marcar reuniões indefinidamente, com o objetivo claro de vencer os servidores pelo cansaço. Essa foi uma das manobras do governo para enfrentar os 72 dias de greve categoria, cujas negociações efetivas só foram iniciadas após 60 dias de paralisação. Ao longo da Campanha Salarial foram mais de 150 reuniões com o Planejamento. Ao final, o governo que havia descontado o salário dos grevistas e devolvido apenas 50% dos valores, se comprometeu a devolver o restante após a assinatura de termos de acordo setoriais (disponíveis aqui) para a reposição dos dias parados.
Folha suplementar
No fechamento desta edição, a Condsef publicou em site a notícia de que a coordenadora-geral de Negociação e Relações Sindicais, Edina Lima, informou ao secretário-geral da entidade, Josemilton Costa, que o Ministério do Planejamento promoverá a devolução integral dos salários retidos de mais de 12 mil servidores até o dia 15 de outubro, por meio de folha suplementar que será confeccionada logo após a homologação dos termos de reposição que já estão no Planejamento para análise desde a semana passada.
O Sindsep-DF vai continuar acompanhando as negociações com o Ministério do Planejamento e informando os avanços na sua página na internet e nas redes sociais.
Fonte: EG 448