Reajuste garantido. Lula sanciona projeto que viabiliza aumento dos servidores federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (28) o projeto de lei que garante recursos para a concessão do reajuste linear de 9% aos servidores, aos aposentados e aos pensionistas do Executivo Federal com efeito financeiro a partir de maio, e pagamento em junho.

O aumento é fruto da luta unificada dos sindicatos gerais, em conjunto com a Condsef e a CUT, que negociaram com o governo Lula uma alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, encaminhada pelo governo Bolsonaro e que previa reajuste somente para as carreiras específicas da segurança pública. O último reajuste dos servidores federais foi em 2016, ainda no governo Dilma Rousseff.

Campanha Salarial 2023/2024

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, ressalta que o reajuste é apenas uma das bandeiras de luta da Campanha Salarial 2023/2024. “Reconhecemos o esforço do governo para conceder o reajuste de 9%, mas o percentual ainda não é suficiente para recompor as perdas salariais dos últimos seis anos”, afirmou Neves.

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial contém 24 itens, entre eles:
a) Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do vencimento básico e incorporação das gratificações;
b) Reajuste da contrapartida do plano de saúde;
c) Equiparação do auxílio alimentação com os Três Poderes;
d) Negociação coletiva com data-base em 1º de maio e revisão salarial anual;
e) Paridade remuneratória entre ativos, aposentados e pensionistas.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *