Pela Varig, pelo Brasil

Com esse título, uma nota do Sindicato Nacional dos Aeroviários e Secretaria-Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac/CUT) defende a intervenção do governo na crise da Varig, esclarecendo que um simples encontro de contas já ajudaria a salvar a empresa (mais da metade da dívida da Varig é com o governo federal ao mesmo tempo que os estados e a União devem à empresa mais de R$ 5 bilhões em ações já vencidas na Justiça).

O setor aéreo é estratégico. Ter empresas nacionais fortes, capazes de acompanhar o desenvolvimento econômico de uma nação é de grande importância, razão pela qual as companhias aéreas foram socorridas por seus governos em momentos de crise.
A razão fundamental da crise da Varig é a pressão do “mercado” pelo “enxugamento de custos”, pois já se fala que serão suprimidos 5 mil postos de trabalho e os salários sofrerão redução de cerca de 40%.

A nenhum trabalhador pode interessar essa situação. Por isso, no 9º Concut muitos servidores federais subscreveram uma moção pela estatização da Varig, que será apreciada pela direção eleita.


Fonte: EG 195

print
Compartilhar: