Nota de solidariedade e apoio aos servidores e às servidoras da Funai
A categoria segue mobilizada por melhores condições de trabalho e exige que a Funai e toda a estrutura do Governo Federal não meçam esforços para encontrar o jornalista Dom Phillips e o servidor Bruno Pereira
A CUT-DF se solidariza com os servidores e servidoras da Funai, vítimas do desmonte da Fundação, no governo Bolsonaro, e da precarização do trabalho de proteção às comunidades indígenas e geração de políticas públicas indigenistas. Nossa solidariedade também aos amigos e familiares do jornalista Dom Phillips e do indigenista servidor da Funai Bruno Pereira, desparecidos no Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, quando trabalhavam em prol de comunidades indígenas ameaçadas por garimpeiros, grileiros e traficantes.
Neste cenário, a CUT-DF apoia os servidores e servidoras da Funai e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF) na mobilização, vigília permanente, apresentação de propostas para melhoria das condições de trabalho da categoria e possibilidade de greve.
Essa mobilização decorre também da exigência que os servidores e servidoras fazem à Funai e a toda estrutura do Governo Federal, incluindo a PF e as Instituições Militares, para que envidem esforços e encontrem Dom Phillips e Bruno Pereira.
Por fim, solicitamos a todos os sindicatos filiados a ampla divulgação do movimento deflagrado pelos servidores da Funai, sob direção do Sindsep.