Mobilização dos servidores força novas negociações com o governo
Após semanas de mobilização dos servidores e de um intenso trabalho diário de convencimento no Congresso Nacional, o governo sinaliza com a possibilidade retomar as negociações. Na quarta-feira, dia 14.06, o presidente da Comissão Mista de Orçamento da Câmara, deputado Gilmar Machado (PT-MG), informou que está pré-agendada para a terça-feira, dia 20.06, uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar da possibilidade de suplementação orçamentária para os R$ 5.1 bilhões do Orçamento da União destinados a atender as demandas dos servidores públicos federais.
O deputado também disse que continuam as conversas com a Casa Civil e o Ministério do Planejamento na busca de alternativas para o atendimento dos setores em greve ou que tiveram os acordos firmados em 2005 rompidos. Está claro que a posição do governo de retomar as negociações é resultado da união dos servidores, tanto dos setores em greve (Funai, Incra, MAPA, MDIC) que mantêm a disposição para a luta e têm ampliado a mobilização nos estados, quanto dos órgãos que continuam a mobilização para conquistar suas reivindicações.
Somente unidos, os servidores terão a força para exigir do governo o cumprimento dos acordos e o reajuste para o Plano de Classificação de Cargos (PCC).
Os setores mais mobilizados são um estímulo para a mobilização dos demais visando a aumentar a pressão e atender as reivindicações dos servidores.
Fonte: EG 194