MNNP: Governo recebe entidades dos servidores federais
A Condsef/Fenadsef participou , na última segunda-feira (30), de reunião preparatória para a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MMNP que vai discutir o reajuste dos servidores federais. A reunião contou com a participação da ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do ministro do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho; e do secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. Uma nova reunião está agendada para a próxima terça-feira, dia 7.
Segundo o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, a expectativa é que os servidores conquistem um aumento salarial ainda em 2023, já que existe a previsão de recursos na Lei Orçamentária. “A abertura de um canal de negociação permanente com as entidades sindicais é uma demonstração de que o atual governo reconhece a importância dos servidores para o Estado brasileiro. Mas para garantir o reajuste será necessária a unidade e participação dos servidores nas atividades convocadas pelas suas entidades sindicais”, afirmou Neves.
O secretário-geral também afirmou que são muitas as demandas urgentes do funcionalismo público que ficaram represadas ao longo de seis anos de desmonte dos serviços públicos. “Além do reajuste dos salários e dos benefícios, precisamos discutir a estruturação e a reestruturação das carreiras do Executivo Federal, no sentido de solucionar as distorções salariais existentes entre as tabelas. Temos muito trabalho para os próximos meses”, avaliou.
Os servidores federais estão sem reajuste salarial há seis anos. A categoria reivindica aumento de, no mínimo, os mesmos percentuais concedidos ao Legislativo e ao Judiciário, além do reajuste dos valores do auxílio alimentação e da contrapartida do governo para o plano de saúde.