MMA/Ibama/ICMBio: Negociações para reajuste da tabela salarial

Em reunião realizada no dia 3/08, a SRH/MPlanejamento reafirmou o entendimento de que a reestruturação da carreira ambiental federal é prioridade para o governo, mas que a margem de negociação é baixa, dada a restrição orçamentária ora em curso. Por esta razão, a SRH solicitou que fosse iniciada a negociação a partir da última proposta que o governo encaminhou em 2010. Os representantes dos servidores reforçaram o posicionamento da categoria de não aceitar a proposta, que, no geral, rebaixa a situação atual da carreira, bem como deixaram claro que não estão autorizados pela categoria a negociar as questões já rejeitadas.

No intuito de evoluir na negociação, que tem prazo curtíssimo para encerrar (meados de agosto, para fechamento da proposta orçamentária do governo), os representantes colocaram que só seria viável neste momento tratar do reajuste da tabela salarial, valorizando a maior proporção do vencimento básico (VB) em relação à gratificação (GDAEM), qual seja: 70% (VB) e 30% (GDAEM).

A Condsef propôs que a negociação da reestruturação da carreira seja retomada em setembro, de forma detalhada, considerando a participação dos servidores em âmbito nacional. A SRH disse que avaliará a situação e apresentará proposta à categoria na próxima reunião, a ser realizada na quarta, dia 10/08. Participaram da reunião: Marcela Tapajós (SRH/MP), Ademar Gregório e Márcia Elias (CGGP/MMA), Josemilton Costa e Sérgio Ronaldo (Condsef), Erico Grassi (Sindsep-DF e Asibama Nacional), Ana Maria Cruz e Maria Goretti Pinto (Asibama Nacional).

Fonte: EG 422

print
Compartilhar: