Ministro Haddad demite sindicalista do Sindsep-DF
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, está indignado com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) de hoje da Portaria nº 1493, de 7/10, assinada pelo ministro da Educação Fernando Haddad, demitindo o servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Manuel Antônio Rodrigues, que cumpre mandato classista no Sindsep-DF, exercendo a função de secretário de Finanças da entidade.
A indignação é ainda maior porque estava em fase de negociação entre as direções do Sindsep-DF e do FNDE de um Protocolo de Acordo com vistas a superar o clima de tensão gerado pela greve realizada no decorrer do ano de 2010, a qual foi liderada pelo diretor ora demitido. Numa clara demonstração de intolerância ao direito de greve, o FNDE chegou a instaurar na época um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para cada um dos membros do Comando de Greve.
Como parte das negociações do Protocolo, já havia inclusive um compromisso assumido tanto pelo presidente anterior do Fundo, Daniel Silva Balaban, quanto pelo atual, José Carlos Wanderley Dias de Freitas, de não tomar nenhuma medida que viesse a contribuir para acirrar ainda mais os ânimos no local de trabalho.
A direção do Sindsep-DF se reunirá nesta terça-feira (11/10) para estabelecer as medidas que tomará para reverter a situação que é um atentado gravíssimo ao direito de greve.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF