MINC E VINCULADAS: Servidores protocolam pautas e têm primeira reunião com o ministro
O ministro da Cultura, Juca Ferreira – acompanhado do secretário-executivo João Brant; do assessor especial Gabriel Portela; e do ouvidor Armando Almeida –, recebeu no dia 2/03 os representantes dos servidores: Condsef, Sindsep-DF, AsMinC, ASPHAN, ASBN, ASSERTE, ASPAC e ACASA.
Os sindicalistas relataram a falta de diálogo existente e a necessidade da construção de uma gestão democrática, participativa e inclusiva no ministério. Os servidores entregaram a pauta unificada da campanha salarial 2015 e também reforçaram a necessidade de se avançar nas demandas da pauta específica da Cultura, estagnada deste 2007.
Entre as reivindicações apresentadas estão a elaboração e a implantação do Plano de Carreira dos servidores da Cultura; a necessidade de abertura de concursos públicos devida a alta evasão no sistema MinC; a equiparação salarial dentro do sistema MinC e reajuste salarial.
O ministro Juca Ferreira afirmou que irá reestruturar a gestão do MinC mantendo um diálogo aberto e franco com os servidores e comprometeu-se em defender as pautas apresentadas. Ferreira estabeleceu um prazo de 30 dias para agendar nova reunião no sentido de manter o diálogo com os servidores e estabelecer prioridades e estratégias para o avanço das pautas da Cultura. Mas, até o memento, esta data não foi definida.
Foi destacado ainda que o ministro Juca Ferreira encaminhará as pautas apresentadas pelos servidores da Cultura ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), auxiliando na interlocução das demandas e trabalhando no fortalecimento do debate e na consolidação dos avanços para a conquista das pautas dos servidores.
Fonte: EG 463 (fechado em 20/04/2015)