México: solidariedade internacional
Nesta segunda-feira, 13.11, acontecem manifestações de apoio ao povo mexicano em diversos países. No Brasil, delegações irão à Embaixada do México em Brasília e aos consulados de São Paulo e do Rio de Janeiro cobrar o reconhecimento de Andrés Manuel López Obrador como presidente do México. Uma fraude nas eleições de 2 de julho beneficiou o candidato das multinacionais e de Bush, Felipe Calderón, executivo da Coca-Cola.
Após a negativa do tribunal eleitoral em recontar os votos, a Convenção Nacional Democrática, que reuniu mais de um milhão de delegados na Cidade do México no dia 16 de setembro, decidiu dar posse a Obrador no dia 20 de novembro, quando se comemora o aniversário da revolução mexicana de 1910.
Oaxaca
A solidariedade internacional também se estende aos professores de Oaxaca, que desde o dia 14 de junho vêm sendo atacados violentamente a mando do governo da cidade. O conflito já causou a morte de 11 pessoas, dezenas foram feridas gravemente e 61 estão desaparecidas, sendo quase todas as vítimas professores. A presença da Polícia Federal Preventiva (PFP) em Oaxaca agravou a crise que já dura cinco meses.
O fim da repressão das tropas federais é a principal exigência das delegações internacionais de solidariedade.
Para aderir a campanha internacional envie um e-mail para solidariedadcnd@yahoo.com.mx e eit_ilc@yahoo.com ou acesse o sítio www.sindsep-df.com.br/documentos.
Fonte: EG 215