MEC: Terçou na Luta celebra vitórias e fortalece mobilização

Os servidores do Ministério da Educação (MEC) realizaram ontem (25) o XXVI Terçou na Luta, atividade permanente de mobilização do setor pela criação e implementação da Carreira de Gestão de Políticas Públicas Educacionais (GPPE) e do Plano Especial de Cargos do MEC (PECMEC). Na atividade realizada a partir das 11h30, a Seção Sindical no órgão informou que naquela manhã a direção do Sindsep-DF, em uma ação junto a senadora Tereza Leitão (PT/PE), conseguiu aprovar na Comissão de Educação e Cultura (CE) requerimento para a inclusão da carreira do MEC na audiência pública que tratará das carreiras do INEP e do FNDE.

À tarde, uma comissão de servidores participou do seminário “Valorização, Financiamento e Gestão Democrática na Educação Pública”, realizado na Câmara dos Deputados, e coordenado pelo Deputado Federal Pedro Uczai, em busca de apoio dos parlamanetares para fortalecer a luta pela estruturação da carreira dos servidores do MEC. Na ocasião, a coordenadora da Seção Sindical do Sindsep-DF no MEC, Beronicy Farias, fez uma importante intervenção em defesa do plano de carreira dos servidores, tendo em vista que o órgão é responsável por coordenar a política nacional em todos os níveis e etapas de ensino. “O INEP, o FNDE, a CAPES, e o Fundaj têm planos de carreira e os servidores do MEC lutam por isso há anos. É uma forma de pensar a valorização do profissional da Educação também do servidor que trabalha e executa as políticas públicas nacionais”, afirmou.

O projeto do plano de carreira do MEC foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito do ministério – formado por gestores do MEC, servidores e representantes sindicais -, e entregue pelo ministro Camilo Santana em 16 de novembro de 2023 à ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Porém, até o momento, a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MGI) não abriu a mesa específica de negociação para tratar da demanda.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *