Marcha faz Lula chamar Planejamento
A marcha dos servidores, realizada na terça-feira, dia 11, em frente ao Palácio do Planalto, durante visita da presidente do Chile, Michele Barchellet, levou o presidente Lula a marcar uma reunião com o ministro Paulo Bernardo. Nesse dia, Lula passou cerca de meia hora em pé de frente para os servidores lendo as faixas que cobravam o cumprimento dos acordos de greve de 2005 e ouvindo a palavra de ordem “Ô Lula, cadê você? Dá o Plano de Carreira para não se arrepender!”, repetida inúmeras vezes por mais de mil servidores. A informação foi repassada durante reunião de negociação da Condsef e o Planejamento, na quarta-feira, dia 12 de abril.
A reunião entre o presidente Lula e o Planejamento deve acontecer entre os dias 18 e 20. Por isso, a plenária da Condsef, na quinta-feira, dia 13, decidiu manter uma vigília na terça, quarta e quinta-feiras, em frente ao Palácio do Planalto.
Reforçar e ampliar a greve
O momento é de reforçar e ampliar a greve em todo o Brasil, essa é a orientação da plenária da Condsef. A decisão é uma resposta à atitude do governo que rechaçou a contraproposta dos servidores e voltou a defender a proposta já rejeitada pela categoria. Além de quebrar os acordos firmados com Planejamento, MEC, MDIC, Fazenda e Agricultura, Funai, a proposta do governo ainda aprofunda a quebra da paridade ativo/aposentado, e impõe aos servidores uma gratificação produtivista em substituição a GDATA.
Fonte: EG 185