MANIFESTO DOS EMPREGADOS EM GREVE DA VALEC

A VALEC, empresa do governo federal responsável pelo desenvolvimento do setor ferroviário nacional e com orçamento bilionário, enfrenta um cenário inusitado.

• Após o primeiro concurso público da sua história, que parecia ser um passo para finalmente encontrar a eficiência e moralização de uma empresa marcada por fiascos e escândalos de corrupção, os empregados da VALEC entram em greve devido aos seguintes motivos:
• Cumprimento do plano de cargos e salários, já estabelecido;
• Por suprimentos básicos de escritório (caneta, CD, etc.) e equipamentos de segurança do trabalho;
• Contratação de Plano de saúde e Seguro de vida;
• Cumprimento do limite de 26 cargos comissionados como estabelecido no plano de cargos comissionados da VALEC;
• Aumento de 2,5% no salário, que mesmo assim continua defasado em relação aos demais profissionais de responsabilidade semelhante em órgão do Ministério do Transporte;
• Previdência Complementar, conforme edital do concurso.

Não é só. Pode-se considerar que a última pá de cal foi a nomeação do Sr. Maurício Pereira Malta, irmão do digníssimo senador Magno Malta PR-Espirito Santo. Além de caso flagrante de nepotismo, o Sr. Maurício Pereira Malta está sendo investigado por diversos escândalos de corrupção no Ministério dos Transporte e, mesmo sendo Teólogo, ocupa cargo de Superintendente de Desenvolvimento e Planejamento. Cabe ressaltar que a Superintendência de Desenvolvimento e Planejamento é responsável pelos Estudos de Viabilidade Técnica das Ferrovias da VALEC, pelo Orçamento, Planejamento Estratégico e pela Gestão de processos e normas da empresa.

Somos empregados concursados da VALEC, consideramos esta empresa nossa casa. Queremos  a VALEC grande, forte, limpa. Queremos que a VALEC seja o centro de excelência em ferrovias no Brasil. Nossa luta é por uma por uma empresa melhor para nós e para todos os outros concursados que virão. Exigimos respeito, para nós, para empresa, e para o povo do Brasil – nosso verdadeiro patrão!

Manifesto aprovado na assembleia em Brasília no dia 26/03/2014

print

Compartilhar: