Lutas alcançam resultados positivos

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

FNDE: ato nesta terça-feira acompanha reunião com a SRH

Nesta terça-feira, dia 15.12, os servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fazem um ato em frente ao Ministério do Planejamento, a partir das 10h, para acompanhar a reunião dos representantes do setor com a Secretaria de Recursos Humanos. Esta é a primeira reunião de negociação das reivindicações da categoria, após a suspensão da greve, aprovada em assembleia dia 09.12.

Na quarta-feira, dia 16.12, os servidores voltam a se reunir em assembleia, às 10h, em frente ao FNDE, para avaliar os resultados da negociação.


MTE/SRTE: Setor suspende greve mediante acordo

Como o governo aceitou abrir as negociações do plano de carreira, os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) decidiram, em assembleia dia 10.12, suspender a greve, após 25 dias de paralisação, e manter a mobilização. No mesmo dia, uma plenária nacional do setor também aprovou o fim da paralisação em todo o Brasil.

O compromisso é que o plano será discutido até 22 de fevereiro e transformado em lei ainda em 2010, com efeito financeiro integral em 2011. A discussão do plano não impossibilita a negociação de um reajuste em 2010, a título de antecipação ao plano. A direção do MTE se comprometeu ainda a não descontar os dias parados em função da greve, os quais serão compensados pelos servidores.

A greve representa um marco na história da categoria, que pela primeira vez realizou uma paralisação específica do setor, com a participação de 22 estados, a maioria deles com 100% de adesão. Caso o governo não cumpra os compromissos, os servidores poderão deflagrar um novo movimento paredista.

Atenção – o Sindsep-DF pede aos servidores que comuniquem qualquer forma de retaliação em função da participação na greve, para que sejam tomadas as providências cabíveis.


MFazenda: Governo aceita negociar tabela salarial

Com a proposta do governo de abrir uma agenda de negociação da tabela salarial para 2011, os servidores do Ministério da Fazenda de Brasília decidiram, em assembleia dia 10.12, suspender o início da greve, aprovada pelo setor no dia 26.11. O compromisso do governo é finalizar as discussões até 10 de fevereiro de 2010 com impacto para 2011. Nesse período, a categoria se manterá mobilizada e tentará convencer o governo a construir uma tabela para 2010. Assim, poderão deflagrar a greve a qualquer momento ou depois da Plenária Fazendária (que ocorrerá após o carnaval), caso as negociações não avancem.

O setor avaliou como positivo o apoio político da Fazenda/PGFN e dos parlamentares da bancada aliada do governo que se comprometeram a interceder junto ao Planejamento pelo atendimento das reivindicações.


INEP: Negociação das reivindicações começa em janeiro

Os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aprovaram, em assembleia dia 08.12, a proposta do governo de abrir uma agenda de negociações, de 11 de janeiro a 04 de fevereiro de 2010, para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Consequentemente, o início da greve foi suspenso.

Os servidores aprovaram ainda a formação de uma comissão permanente e a inclusão do aumento do ponto da GDIAE e do Vencimento Básico como itens da pauta que será negociada. Uma nova assembleia está agendada para o dia 12 de janeiro, quando serão avaliados e discutidos os encaminhamentos da primeira reunião com o governo.


print
Compartilhar: