INMET: Mobilização pela inclusão na Carreira da C&T
No dia 15/04, os servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) paralisaram parcialmente suas atividades e realizaram um ato em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cujo objetivo era de serem recebidos em audiência pela ministra Kátia Abreu, conforme solicitação da Condsef.
O setor cobra do governo a inclusão dos atuais servidores na Carreira de Ciência e Tecnologia. Em 2012, o governo encaminhou ao Congresso Nacional e foi aprovada a Lei 12.702, que inclui o INMET e os futuros servidores na carreira da área de Ciência e Tecnologia, excluindo assim os atuais servidores. A lei criou uma situação discriminatória e inaceitável justamente para aqueles que foram e são os responsáveis pelo serviço de excelência prestado pelo INMET.
Uma Comissão de servidores foi recebida pela assessoria da ministra, que se comprometeu a levar ao conhecimento dela a reivindicação da categoria, e agendar audiência.
Ao final os servidores avaliaram como positiva a atividade realizada e decidiram intensificar as ações para um desfecho o mais rápido possível, mesmo porque já saiu o edital do concurso público para o provimento de cargos, com inscrição aberta entre os dias 20/04 a 19/05, e a realização do concurso esta prevista para o dia 28/06. O Sindsep-DF deverá ajuizar ação com o objetivo de suspender o concurso até que seja resolvido a situação dos atuais servidores, conforme decisão aprovada em assembleia da categoria.
Fonte: EG 463 (fechado em 20/04/2015)