Incra

Após muita pressão, os servidores do Incra e a Condsef, finalmente, conseguiram instalar provisoriamente a Mesa Setorial Permanente do Incra/MDA, no dia 05.10. A Mesa irá discutir inicialmente a Agenda Emergencial, que trata de questões pendentes referentes a acordos celebrados com o governo como resultado das duas greves realizadas pela categoria, em 2004 e neste ano.

Considerado estratégico e de suma importância para a execução da reforma agrária no Brasil – um dos compromissos de campanha assumido pelo governo –, o Incra ainda convive com condições bastante pracárias em termos de funcionamento.

Os servidores entendem que um dos primeiros passos para a execução da tão sonhada reforma agrária é a reestruturação do órgão, com a recomposição da sua força de trabalho e a correção das severas distorções presentes na carreira de seus servidores, além, evidentemente, da aprovação dos novos índices agropecuários necessários a ampliação do universo de áreas passíveis de desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária.

A instalação da Mesa Setorial é apenas o primeiro passo. Os servidores e os trabalhadores rurais interessados na execução da reforma agrária precisam continuar unidos para cobrar do governo uma solução definitiva aos problemas enfrentados pelo Incra, que o tem mantido em condições deploráveis de funcionamento, muito aquém da importância determinada pela sua missão de fazer a reforma agrária no Brasil.


Fonte: EG 168

print
Compartilhar: