IMBEL: empresa não comparece à audiência no TST
A direção da IMBEL – Indústria de Materiais Bélicos do Brasil não compareceu a primeira audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), agendada para o dia 16/12. A audiência é para discutir e assinar as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 que ficaram omissas na decisão do dissídio coletivo, cujo Acórdão foi publicado no dia 25 de setembro.
Uma nova audiência deve ser marcada para o início do ano, logo após o recesso do Judiciário. A expectativa dos empregados públicos da IMBEL e da direção do Sindsep-DF é que a empresa compareça para um acordo amigável, visto que as cláusulas omissas não tem impacto financeiro.
Em 2015, os trabalhadores da IMBEL realizaram uma greve de 17 dias, no período de 25/05 a 10/06, para forçar a abertura das negociações do ACT com a direção da empresa que optou pelo dissídio coletivo. Na decisão do ministro Ives Gandra Martins Filho, vice-presidente do TST, a greve não foi considerada abusiva; foi determinada a compensação dos dias parados sem desconto nos salários; e reajuste de 8,4% dos salários retroativo a 1º de abril de 2015, piso salarial, cesta básica, auxílio creche e abono salarial.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF