Imbel: Dupla vitória dos trabalhadores
Imbel: Dupla vitória dos trabalhadores
Em assembleia na tarde do dia 7, os trabalhadores da Indústria de Material Bélico (Imbel), lotados na sede, representados pelo Sindsep-DF, aprovaram por unanimidade o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/2023, apresentado na 4ª reunião de negociação.
A unidade da categoria arrancou um reajuste de 8,3%, percentual, apesar de inferior à inflação do período, bem maior que o índice inicial de 2% proposto pela direção da empresa na primeira reunião de negociação (veja aqui a minuta do ACT aprovado na referida assembleia).
Outra vitória dos trabalhadores da Imbel é a aprovação do PECS – Plano de Empregos, Cargos e Salários, cuja nova tabela representa um aumento real médio de 17% (veja tabela).
Ambos, ACT e PECS, são retroativos a 1º de abril de 2022. O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, já solicitou à direção da Imbel a íntegra do novo PECS para esclarecer com maior precisão a situação de cada trabalhador, especialmente no que diz respeito ao enquadramento salarial e às progressões por mérito e por antiguidade.