II Congresso Ordinário dos Servidores da Cema e Pecma
Realizado em Belo Horizonte, de 13 a 15.05, pela Asibama Nacional, o evento reuniu mais de, 40 delegados, representantes de 19 estados, AC, AP, PA, RO, RR e TO (Norte), CE, PB, PE e SE (Nordeste), ES, MG, RJ e SP (Sudeste), SC e RS (Sul) e DF, GO e MS (Centro-Oeste), que discutiram temas como as recentes e lesivas ondas de ataques que tem se seguido contra a legislação ambiental brasileira, desferidos por grupos que defendem interesses econômicos como os dos agronegócios e dos grileiros.
A plenária aprovou, de maneira unanime, a Carta de BH, na qual, os servidores do MMA/Ibama/ICMBio manifestam sua posição a respeito da conjuntura ambiental brasileira. Ela aprovou, também, importante posição à favor da campanha para que o governo edite MP que proíba as demissões no setor privado em função da crise e para que cumpra os acordos.
A previsão é de que o relatório do congresso fique pronto ainda nesta semana. Sua sistematização ficou a cargo da Asibama-DF. Ele será amplamente divulgado e servirá como ponto de apoio para que os servidores intensifiquem a unidade e a mobilização na luta pela reestruturação da carreira de Especialista em Meio Ambiente, melhoria da infra-estrutura dos órgãos, fortalecimento da gestão ambiental brasileira e pelo atendimento dos eixos da Campanha Salarial 2009.
Apenas a mobilização, com unidade, será capaz de arrancar o atendimento dos eixos da Campanha Salarial 2009 e de quebrar o descaso e a trava que o governo colocou na reestruturação da carreira dos servidores que cuidam do meio ambiente.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF