HFA: nova direção dá continuidade a transformação do hospital em SSA
HFA: nova direção dá continuidade a transformação do hospital em SSA
Em reunião na manhã de hoje, no Hospital das Forças Armadas (HFA), o comandante Logístico do HFA, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci, anunciou a provável transformação do hospital em SSA – Serviço Social Autônomo, visto que a direção não vê alternativa para manter o hospital funcionando. Participaram da reunião representando os trabalhadores, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, e o tesoureiro da Seção Sindical do Sindsep-DF no HFA, Humberto de Oliveira Lopes. Pelo hospital também estavam presentes Fábio Felippe Silva, Fernando Miranda, Kladson Taomaturgo Farias, Paulo Cícero Jacinto, Santo Iran Lima da Silva e Thiers Lobo Ribeiro.
O general justificou que a medida é necessária porque o HFA vem sofrendo com o déficit de pessoal, agravado pelo congelamento salarial e a falta de um plano de carreira adequado para os atuais servidores e empregados públicos. Ele informou ainda que o projeto de lei que cria o SSA já está na Casa Civil e poderá a qualquer momento ser enviado ao Congresso Nacional. Ele também garantiu que os atuais servidores e empregados públicos serão valorizados e terão melhorias na remuneração. Também haverá processo seletivo para a contratação de novos trabalhadores celetistas, cujo salário não será superior ao dos atuais.
Uma nova reunião está agendada para o dia 15/12, às 9h30, com uma comissão de sete trabalhadores e o secretário-geral do sindicato para acompanhar o processo. Para Neves, o correto seria ter um plano de cargos e salários que valorize os servidores e empregados públicos e a realização de concurso público pelo Regime Jurídico Único, e não transformar o hospital em um SSA.
Vitória: herdeiros de empregados públicos permanecem com atendimento no HFA
De acordo com parecer n. 00500/2020/CONJUR-MD/CGU/AGU, os dependentes do empregado público falecido tem o direito de permanência no plano de assistência à saúde, no caso, permanecer com atendimento médico-hospitalar no próprio HFA. A decisão é de 23 de julho deste ano. A decisão é uma importante vitória para os trabalhadores celetistas e seus familiares.