HFA e DNIT suspendem greves
Os servidores do Hospital das Forças Armadas (HFA) suspenderam a greve iniciada em 29 de julho no dia 12 deste mês, mas a luta pelas 30 horas semanais e reestruturação da carreira continua. O Sindsep-DF entrará nos próximos dias com ação judicial pela isonomia das 30 horas, visto que os hospitais da rede pública do DF já praticam a carga horária. As negociações pela reestruturação do PCCHFA ou o pagamento de uma gratificação como antecipação também continuam. O Sindsep-DF acompanha junto aos ministérios da Defesa e do Planejamento a questão.
O sindicato também ingressou no dia 12/09 com mandado de segurança para suspender o corte do ponto dos dias parados e o consequente desconto nos salários e negocia junto ao Planejamento a reposição dos dias da greve. Em assembleia dia 17/09, o setor avaliou como positiva a greve, com o atendimento parcial da pauta. No mesmo dia, o diretor do Sindsep-DF, Carlos Henrique Bessa Ferreira, e o coordenador da Seção Sindical do HFA, Alesandro Coátio, na companhia de mais dois servidores, se reuniram com o deputado federal Luiz Pitman (PMDB-DF), que se comprometeu a abrir uma agenda com a SRT/MPlanejamento para tratar do ponto e da gratificação.
Na semana anterior, em 6/09, os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) decidiram suspender a greve nacional iniciada há mais de dois meses. Os servidores vão seguir mobilizados em torno de suas reivindicações mais urgentes já que o governo permaneceu irredutível em oferecer 15,8% de reajuste, recusados pelos servidores por não atender a pauta emergencial do setor. A Condsef e o Sindsep-DF negociam com o Planejamento a devolução dos dias descontados nos salários.
Fonte: EG 458