Governo apresentará a terceira proposta para a maioria do funcionalismo federal

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, participou no dia de hoje, 21, de duas reuniões no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para tratar da reestruturação das carreiras do PGPE, PECs, ATA e PST, que representam mais de 70% do funcionalismo federal. O governo apresentou nova proposta que avançou pouco em comparação à última, mantendo os índices de 9% e 3,5% em janeiro de 2025 e maio de 2026, respectivamente, mas estendendo, desta vez, os mesmos índices aos servidores ocupantes de cargos de nível auxiliar.

O governo também propôs aumentar o interstício dos steps nas tabelas salariais em torno de 1%, mas nesse caso somente para os servidores ocupantes de cargos de nível médio e superior.

Após várias argumentações dos sindicalistas, o secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, sensibilizado com a questão, se comprometeu a verificar a possibilidade de aumentar o percentual de 3,5% para 5% e antecipar seu pagamento para janeiro de 2026. Ele informou que a proposta não precisa passar por uma nova mesa de negociação, mas será submetida à ministra Esther Dweck, dependendo da sua decisão para que seja formalizada à Condsef.

Neves explica que o Sindsep-DF vai aguardar o encaminhamento da proposta oficial do MGI à Confederação para uma avaliação da direção da entidade e convocação de uma assembleia geral para deliberação dos servidores da base.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *