GEAP: Sindicato entra com ação para impedir aumento abusivo
O Sindsep-DF ingressou com ação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para declarar nulo o reajuste de 37,55% nas mensalidades dos planos de saúde da GEAP, cujo aumento passou a valor em fevereiro deste ano. O processo nº 0011247-36.2016.4.01.3400 foi distribuído para a 17ª Vara Federal e será analisado pelo juiz João Carlos Mayer Soares.
O Sindsep-DF defende a recuperação da GEAP e dos demais planos de autogestão, pois entende que estes são a melhor opção para o servidor ter acesso a saúde, mas não concorda com o reajuste abusivo, que ficou muito acima do aplicado pela maioria dos convênios privados (17% a 23%), embora lembre que estes possuem mensalidades bem mais elevadas que as dos planos de autogestão.
Além disso, como bem ressalta Comunicado da Condsef às suas entidades filiadas, o reajuste foi aprovado pelo Conselho de Administração da operadora, o qual é composto por três membros indicados pelos servidores e três pelo governo. Na decisão sobre o aumento prevaleceu o voto de minerva dado pelo presidente do colegiado, Ronald Acioli da Silveira, representante do Ministério do Planejamento.
Fonte: EG 466 (edição de 10/03/2016)