FUNAI: Fortalecimento, sim. Desmonte, não!
Desde que o Decreto 7.056/09 foi publicado no DOU, os servidores da Funai e a comunidade indígena, estão mobilizados para cobrar sua imediata revogação . O decreto determina a extinção de 44 Administrações Regionais e 337 Postos Indígenas da Funai.
Em total intolerância, o presidente do órgão, Márcio Meira, ao invés de negociar, entrou com uma ação na justiça para retirada dos índios da sede Funai, além de mobilizar a Força Nacional para controlar a entrada e a saída do órgão, impedindo até mesmo sindicalistas de transitarem no edifício.
No dia 22.01, os servidores do DF e dos estados de Goiás, Pernambuco e Rondônia, juntamente com as lideranças indígenas, realizaram um ato nacional em Brasília. No dia 26, outro ato foi realizado em frente ao Ministério da Justiça. Durante o Encontro Nacional organizado pela Condsef e sindicatos filiados, dia 23.01, os servidores da Funai decidiram que a mobilização continuará mais intensa e definiram um calendário de atividades para enfrentar e derrotar o decreto que desmonta o órgão.
O Sindsep-DF continua oferecendo total apoio político e material aos índios que estão acampados em Brasília.
Paralelamente à essa situação de conflito gerada pelo governo, a discussão do Plano de Carreira, que é uma das principais medidas de fortalecimento da instituição, está pautada para o dia 11.02, no Planejamento.