Funai: emocionados, servidores do DF aprovam Carreira Indigenista e Plano Especial de Cargos em assembleia do Sindsep

Na tarde desta sexta-feira, 06.10, os servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas aprovaram, com 145 votos a favor, dois contrários e nenhuma abstenção, a proposta do governo para a estruturação da Carreira Indigenista e do Plano Especial de Cargos da Funai, em assembleia híbrida do Distrito Federal.

Além do Sindsep-DF, estiveram presentes as entidades nacionais Condsef, Ansef e INA. Todas as entidades, ao resgatar o histórico de luta e mobilização da categoria, reforçaram a importância da unidade dos servidores durante o processo da greve de junho de 2022, articulação política e atos públicos semanais, antes e durante as negociações que se seguiram ao movimento grevista, o que deu suporte para que avanços nas condições de trabalho e de remuneração dos servidores pudessem ser conquistados.

É importante salientar que os servidores da Funai apresentaram ampla resistência ao processo de desmonte institucional e assédio moral sofrido nos anos de desgoverno da gestão de Jair Bolsonaro, contando com o suporte político, jurídico e material do sindicato desde o início das mobilizações.

Na avaliação do Sindsep-DF, a aprovação da carreira indigenista é um começo para reverter essa situação. A CI/PEC será importante ponto de apoio para a categoria, para o fortalecimento da Funai e, consequentemente, da própria política pública indigenista, que requer condições adequadas relacionadas à estrutura, orçamento e valorização do quadro funcional para ser executada com qualidade.

Depois de tanto tempo de luta, a aprovação da Carreira Indigenista ocorreu por votação individual dos 52 servidores do DF que registraram seus votos remotamente (foram 50 a favor e 02 contra). No auditório, com a presença de 95 servidores, a votação foi por aclamação, sob forte emoção, com a assembleia sendo encerrada com palmas e o coro das palavras de ordem da campanha: “Valorização da carreira indigenista” !

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *