FNDE e INEP rejeitam a proposta de recomposição salarial apresentada pelo governo

Setores contam com apoio de senadores da Comissão de Educação e Cultura

Em assembleias realizadas na quarta-feira, dia 10, os servidores do FNDE e do INEP lotados no DF rejeitaram a proposta de reajuste do governo apresentada na segunda reunião da Mesa de Negociação Específica e Temporária dos setores no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no dia 2 de julho. A Condsef deve enviar a resposta da categoria ao MGI ainda esta semana, e solicitar o agendamento de nova reunião para a continuidade das negociações.

Os servidores reivindicam equiparação salarial e ingresso nas carreiras do ciclo de gestão, tendo em vista suas atribuições, relacionadas à gestão da política educacional do país. A reestruturação das carreiras dos setores tem o apoio dos senadores da Comissão de Educação e Cultura e foi tema de audiência pública na CE na terça, dia 9 de julho.

Na audiência, os presidentes do INEP, Manuel Fernando Palacios, e do FNDE, Fernanda Pacobahyba, reforçaram a necessidade de valorização dos servidores das autarquias. Os servidores Márcio Alexandre Barbosa Lima, coordenador da Seção Sindical do Sindsep-DF no INEP e presidente da Assinep, e João César da Fonseca, membro da mobilização FNDE Forte, apresentaram as atribuições e programas sob responsabilidade da categoria, e reforçaram o problema da evasão funcional decorrente de significativas desigualdades salariais existentes entre as carreiras dos trabalhadores da educação e as do chamado ciclo de gestão. No FNDE, a força de trabalho corresponde a apenas 35% dos cargos existentes.

O representante da Secretaria de Relações do Trabalho no MGI, Mario Barbosa, reconheceu que as distorções salariais são um problema estrutural no serviço público do país, e afirmou que o MGI está comprometido com a elaboração de uma solução para o tema.

A mobilização dos servidores, que conta com o suporte do Sindsep-DF, por meio de suas Seções Sindicais, deve se intensificar na próxima semana.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *