Fim do impasse está nas mãos do Governo
Terminou por volta das 20h a reunião dos sindicatos representativos dos servidores públicos com o Governo, fruto do ato realizado na manhã de hoje pelo Dia Nacional de Luta, que reuniu cerca de 1,5 mil servidores na Esplanada dos Ministérios. Mas o impasse está mantido.
A bancada sindical – formada pelo presidente da CUT-DF, José Eudes, o diretor da Condsef e do Sindsep-DF, Carlos Henrique, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, o coordenador do Sintfub, Mauro Mendes, o diretor do Sindprev-DF, João Torquato, e o diretor da CNTSS e do Sindprev-DF, Adão Pereira Alves – voltou a pedir que o governo apresente uma proposta concreta e satisfatória ao conjunto do funcionalismo até o dia 31 de maio, visto que a categoria tem indicativo de greve para o início de junho.
Já o Governo – representado pela coordenadora-geral de Negociação e Relações Sindicais da SRT/MPlanejamento, Edina Maria Rocha Lima, a assessora do MPlanejamento, Sueli Avelino, o assessor da Casa Civil, Manoel Messias, e o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wlamir Martinez – reafirmou que a data limite para apresentar uma reposta a todas as demandas é até 31 de julho.
Depois de ouvir os argumentos da bancada sindical que insistiu na necessidade de antecipar o prazo para a apresentação de uma proposta, os representantes do Planejamento mantiveram a data de 31 de julho. Os sindicalistas afirmaram que o governo precisa reavaliar a sua posição, até porque é impossível a categoria esperar por todo esse tempo, já que a data limite para garantir recursos no Orçamento de 2013 é 31 de agosto.
O Sindsep-DF, além de manter o calendário de mobilização (abaixo), vai insistir com as lideranças partidárias da Câmara e do Senado Federal para que intervenham junto ao governo. Também vai voltar a procurar o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopes Feijóo, que em ato realizado no dia 25/04 havia se comprometido a intermediar uma negociação eficaz com o Ministério do Planejamento.
CALENDÁRIO DE LUTA
24/05 (quinta-feira) – Plenária de Mobilização
10h – auditório do Sindsep-DF
30/05 – Assembleia-Geral do Sindsep-DF
12h30 – Espaço do Servidor – para a eleição de delegados à Plenária Nacional da Condsef
4/06 – Plenária Nacional da Condsef
05/06 – Marcha Nacional em Brasília
11/06 – Indicativo de greve nacional
Fonte: Imprensa Sindsep-DF