Fazenda: Servidores mobilizados pelo Plano de Cargos da Fazenda
A primeira assembléia do Ministério da Fazenda, ocorrida no dia 19.12, coordenada pela nova gestão do Sindsep-DF reuniu mais de 60 pessoas. Na ocasião, os novos diretores do MF, Dayse Cristina, Reinaldo Felipe e Regina Alcântara, e o novo secretário-geral do sindicato, Oton Pereira, foram apresentados aos servidores. A reunião contou com a presença de servidores de todos os órgãos, SPOA, PGFN e Receita Federal do Brasil e da presidente do SINDSARF, Leonilda de Araújo, que parabenizou a nova direção empenhado seu apoio às proposta encaminhadas.
Também foram passados informes sobre a situação do Plano Fazendário de Cargos. Em agosto, um projeto elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) foi encaminhado ao Ministério do Planejamento. Na contraproposta apresentada pelo governo à Condsef, em outubro, houve redução do vencimento básico, aumento do valor da gratificação de desempenho, porém, o valor total da remuneração proposta pelo Grupo de Trabalho (GT) foi mantida para os níveis auxiliar e intermediário. Na mesma proposta houve um aumento na gratificação de nível superior. O parcelamento do impacto, para os níveis médio e auxiliar, seria em 2008 e 2009 e, para o nível superior, se estenderia até 2010.
O Encontro dos Fazendários realizado pela Condsef, em outubro, analisou essa proposta, aceitou suas linhas gerais mas reivindicando emendas que melhoravam as tabelas. O MP ainda não deu resposta a essas reivindicações.
O governo garantiu enviar a proposta ao Congresso Nacional, logo após a votação da CPMF. Apesar da rejeição do imposto, a categoria tem a convicção de que o governo não tem outra alternativa a não ser cumprir as promessas e dar resposta positiva às reivindicações.
Neste momento em que o governo reclama que pode perder arrecadação está mais do que evidente a importância dos servidores fazendários. Como sempre, só a união da categoria poderá levar ao atendimento das reivindicações.