Extensão da GACEN para todos os cedidos
A direção da Condsef, do Sindsep-DF e a Seção Sindical do sindicato na Funasa/MS cedidos se reuniram no dia 23/11 com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para tratar da extensão da GACEN (Gratificação de Atividade e Combate às Endemias) para todos os servidores cedidos da Funasa e do Ministério da Saúde nos Estados, municípios e no Distrito Federal.
Os sindicalistas apresentaram o trabalho dos servidores no combate às endemias e falaram da situação de parte dos cedidos que não foram beneficiados pela Lei 11.784/2011, que criou a gratificação.
O Ministério do Planejamento ficou de realizar um estudo orçamentário da extensão. Enquanto que a Condsef se comprometeu a levantar o quantitativo de servidores a nível nacional, mas os sindicalistas acreditam que esse número não deve ser maior que 2.500 servidores, o que significa que o impacto no orçamento será pequeno em relação à importância desses servidores que trabalham muitas vezes em situações insalubres e que em função dos produtos que utilizam são intoxicados.
O próximo encontro será agendado pela SRT seguindo o calendário de reuniões de 2013 que foi acordado com a Condsef para a suspensão da greve este ano, e que prevê reuniões para tratar de todas as pendências relacionadas à GACEN.
A reunião com Mendonça foi agenda pelo assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopes Feijóo, em reunião no dia 14/11, com a Seção Sindical dos cedidos, os diretores do Sindsep-DF, e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).
Fonte: EG 451