Em assembleia conjunta, servidores do FNDE e do INEP aprovam estado de greve

Mobilizados pela reestruturação dos planos de carreira, os servidores do FNDE e do INEP, em assembleia conjunta ontem (12), aprovaram estado de greve para exigir do governo avanço nas negociações. Após a assembleia, realizada em frente ao Ministério da Educação (MEC), a direção do Sindsep-DF, em conjunto com a ASFNDE e a ASSINEP, protocolou pedido de audiência com o ministro Camilo Santana para solicitar o seu apoio e empenho no encaminhamento das reivindicações dos setores.

A deliberação dos servidores pelo estado de greve será informada via ofício às direções do FNDE e do INEP. O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, explica que não haverá paralisação das atividades neste momento. “O estado de greve é mais uma situação política, que funciona como um recado para as direções das autarquias, deixando claro que os servidores estão dispostos a iniciar uma greve com paralisação de suas atividades, caso não haja avanços nas negociações”, afirmou.

A primeira reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação para a reestruturação dos planos de carreira do FNDE e do INEP no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aconteceu no dia 16 de maio, e foi acompanhada pelos servidores que permaneceram durante toda a reunião em vigília no bloco C.

Os sindicalistas apresentaram os principais pontos das propostas de reestruturação das carreiras que tem o objetivo de promover uma aproximação sucessiva com as carreiras do ciclo de gestão. Eles também informaram ao secretário de Relações do Trabalho, José Lopes Feijóo, que as duas propostas foram entregues em meados do ano passado à ministra da Gestão, Esther Dweck, diretamente pelo ministro Santana e os presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e do INEP, Manuel Fernando.

Diretora do Sindsep-DF e da Condsef, Mônica Carneiro, participou da mesa e lembra que a SRT/MGI se comprometeu a apresentar uma proposta com tabela de remuneração na próxima reunião, a qual não tem data agendada até o momento.

Daniel Pereira da Silva, da Comissão de Servidores Representantes do Sindsep-DF no FNDE, ressalta que a valorização das carreiras do FNDE e do INEP é primordial para garantir o fortalecimento das políticas educacionais e o direito das crianças e dos jovens à educação, além de viabilizar que as duas instituições resistam ao tempo e às tentativas de esvaziamento.

Coordenador da Seção Sindical do Sindsep-DF no INEP e presidente da ASSINEP, Márcio Alexandre Barbosa Lima, reforça que a defasagem salarial é responsável pela evasão de servidores nos dois órgãos, que já perderam mais da metade dos últimos concursados para carreiras mais vantajosas.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *