EDITORIAL: A democracia é um bem a ser preservado

Desde a Ação Penal 470 – que instituiu a tese do domínio do fato – que estamos assistindo à judicialização da política, a qual ameaça o nosso frágil Estado Democrático de Direito. 

Sem perceber que a situação é uma ameaça à própria existência da liberdade política, nem a esquerda – com seus partidos – nem a sociedade como um todo combateram de forma contundente a prática que só foi se agravando com o tempo, a ponto de prender ao arrepio da Constituição um senador e levar de forma coercitiva um ex-presidente para depor. O resultado disso é o estímulo ao impeachment da Presidente da República sem nenhuma prova ou acusação concreta, caminhando para um estado de exceção. 

Nesse momento, o fundamental é a defesa da democracia que consiste em defender as organizações construídas pela classe trabalhadora agregando o maior número de pessoas, estimulando filiações e organizando a resistência aos ataques fascistas, sem deixar de lutar pela preservação e ampliação dos direitos dos trabalhadores. Veja aqui a convocatória da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nesse sentido. 
Fonte EG 466 (edição de 10/03/2016)
print
Compartilhar: