EBSERH: TST marca Audiência de Conciliação
A pedido do Sindsep-DF, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) agendou a primeira audiência de conciliação entre os trabalhadores e a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH para esta quarta-feira (27), às 14h. Em greve desde o dia 20, os empregados públicos lutam, dentre outras reivindicações, pela recomposição salarial integral de 10,36% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período. a posta da empresa está abaixo do índice e foi considerada insuficiente pela categoria em assembleias realizadas em diversas unidades da EBSERH no país.
A greve alcança no momento 17 unidades da empresa, entre elas, a sede em Brasília e o Hospital Universitário de Brasília (HUB). Mas o objetivo é intensificar ainda mais o movimento paredista em todo o país. Uma caravana de trabalhadores em greve de Brasília também deve ser organizada pelo Sindsep-DF para acompanhar a audiência no TST.
A expectativa do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, é que seja construída uma posta positiva para que unidades da EBSERH de todo o Brasil possam avaliar e deliberar soberanamente sobre a aceitação da posta ou a continuidade da greve.
Outros temas também devem ser tratados na audiência, especialmente o recorrente umprimento por parte da empresa dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) anteriores e a própria postura do TST de exigir que 75% da categoria permaneça trabalho durante a greve, pois isso significa tolher o direito de greve dos trabalhadores.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF