EBSERH: trabalhadores do DF aprovam estado de greve
EBSERH: trabalhadores do DF aprovam estado de greve
Em assembleias conjuntas do Sindsep-DF e Sindserh (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares), os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, lotados na sede e no Hospital Universitário de Brasília (HUB), aprovaram o Estado de Greve enquanto aguardam o desfecho da negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020, a qual passa a ser mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Participaram da assembleia o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, e o diretor do Sindserh, Edleuzo Souza Cavalcanti. Tanto na sede quanto no HUB não houve votos contrários à proposta de mediação feita pelo TST na última sexta-feira, 13, e nem ao Estado de Greve. Para Neves, as assembleias demonstraram a disposição de luta dos empregados públicos. “Estamos confiantes de que a empresa vai ceder e apresentar uma proposta que corrija os salários dos trabalhadores de acordo com a inflação do período e não retire nenhum dos direitos do atual ACT”, afirmou.
A mediação pelo TST também foi aprovada pela maioria dos trabalhadores das demais unidades da EBSERH em todo o país. Com isso, foi suspensa a greve que começaria nessa terça, 18, em todas as unidades do Brasil.
O tribunal ficou de apresentar à Fenadsef uma proposta ainda na tarde desta quarta, 19. Uma nova assembleia da categoria já esta agendada para a próxima terça-feira (25), às 10h no HUB e às 11h na sede, para avaliar a proposta mediada e discutir os rumos da mobilização em torno do ACT 2019/2020.