EBSERH-HUB: trabalhadores elegem representante. Sindsep-DF reúne com direção

Slider image

Slider image

Em assembleia convocada pelo Sindsep-DF na sexta-feira (16/01), os empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) lotados no Hospital Universitário de Brasília (HUB) elegeram os seus representantes na Comissão Nacional de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016. São eles: Edleuso Souza Cavalcante (titular); Carlos Roberto Machado da Silva (1º suplente) e Júlio Cezar R. de Almeida (2º suplente).

A criação da comissão nacional foi aprovada em assembleia nacional dos trabalhadores da empresa, convocada pela Condsef, e realizada no dia 18 de dezembro de 2014, com a seguinte composição: um representante dos trabalhadores por unidade da EBSERH estados do Maranhão, de Minas Gerais, do Piauí e do Rio Grande do Sul, além de dois titulares do Distrito Federal (sede e HUB) e mais dois da Condsef (veja reportagem aqui). Na segunda-feira (19/01), o sindicato realiza assembleia com os trabalhadores da EBSERH-sede para a eleição do seu representante na comissão.

Reunião com direção

Na assembleia, os trabalhadores da empresa também aprovaram que o Sindsep-DF negociasse com a direção da empresa os seguintes assuntos: implementação do sistema de controle de ponto biométrico;  atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores que recebem pelo BRB; e acesso ao SIAPE.

No mesmo dia, o sindicato enviou ofício (disponível aqui) ao superintendente da EBSERH e do hospital, Hervaldo Sampaio Carvalho, solicitando uma audiência. No final do dia, o secretário-geral do sindicato, Oton Pereira Neves, reuniu-se com Elizabeth Queiroz, gerente Atenção à Saúde e superintendente substituta; Kátia Barbosa da cruz, gerente de Ensino e Pesquisa; e Paulo Mendes Oliveira Castro, gerente Administrativo, obtendo as seguintes respostas:

1)   Sobre o ponto biométrico, os representantes da empresa informaram que esta é uma determinação da direção nacional da EBSERH, a qual segue uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). A implementação do sistema é pré-requisito para a contratação de novos empregados públicos, por isso, não pode ser descumprida. Sobre o ponto para os demais trabalhadores do hospital, a direção da EBSERH no HUB informou que não tem como interferir na questão, pois são empregados vinculados à FUB (Fundação Universidade de Brasília) e a contratos temporários terceirizados. No entanto, no futuro, é possível que a EBSERH absorva por completo a administração e o controle de pessoal no HUB. Até o dia 23 de janeiro deve ser concluído o cadastro biométrico e até março implementado o controle da frequência pela biometria.

2) No que se refere ao atraso no pagamento, a direção informou que o erro foi do BRB que criou um dígito de verificação do qual a EBSERH não tinha conhecimento, fazendo com que os pagamentos fossem estornados. Mas, segundo eles, o problema seria resolvido até a meia noite da sexta-feira (16/01). A direção do Sindsep-DF pede aos empregados que informem se pagamentos foram realmente creditados.

3) Sobre o acesso ao SIAPE, a direção afirmou que houve um atraso no cadastro dos nomeados, que foram convocados em dez grupos distintos. Até o momento, somente os dois primeiros grupos foram cadastrados no sistema. O prazo para que o serviço seja concluído é 23 de janeiro. Porém, assim que a EBSERH for realizando o cadastro, o trabalhador pode acessar o SIAPE pelo site e cadastrar a sua senha para ter acesso ao sistema.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *