Dois anos dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips

Hoje, 5 de junho, completam dois ano s do brutal assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari, no extremo-oeste do Amazonas. O crime chocou o país e chamou a atenção para a insegurança que cerca tanto os povos indígenas quanto aqueles que lutam pelos direitos dos povos originários, sejam eles servidores públicos, comunicadores e ambientalistas.

Para marcar a data, o Sindsep-DF esteve presente, na tarde de hoje, da Jornada Bruno Pereira e Dom Phillips, no Cine Brasília, que discutiu a memória do Indigenismo no Vale do Javari a partir da luta dos defensores de direitos humanos, e terminou com a exibição do documentário “Vale dos Isolados: o assassinato de Bruno e Dom”.

A diretora do Sindsep-DF e servidora da Funai, Mônica Carneiro, lembra que os assassinatos expuseram para todo o país a precarização da Funai e as péssimas condições de trabalho do órgão durante o governo genocida de Bolsonaro, e levou os servidores a deflagrarem greve em todo o Brasil em luta por justiça para Bruno e Dom, melhores condições de trabalho, segurança nos territórios indígenas, entre outras demandas. “Não vamos deixar cair no esquecimento o legado de Bruno, Dom e Maxciel! A luta deles permanece e continua em cada um de nós, servidores e servidoras da Funai e de outros órgãos que trabalham em defesa dos direitos dos povos indígenas, do meio ambiente e de outras pautas igualmente importantes para o conjunto dos brasileiros”, afirmou.

Dia do Meio Ambiente

Também na tarde de hoje, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os servidores do meio ambiente (MMA, Ibama, ICMbio e SFB) realizaram um ato em frente ao bloco C, sede da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SRT/MGI) para cobrar do governo a valorização de suas carreiras. O Sindsep-DF também participou da atividade.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *