Diretoria do Sindsep-DF dá posse a 27 novas Seções Sindicais

Os 108 novos delegados sindicais do Sindsep-DF eleitos para 27 Seções Sindicais tomaram posse na noite de ontem (26/01), em solenidade no auditório Francisco Zóccoli, na sede do sindicato. Eleitos em dezembro do ano passado, os dirigentes de base passam a compor a Diretoria Plena do Sindsep-DF na gestão 2022/2025. As Seções Sindicais funcionam como o sindicato no local de trabalho e têm o papel de unir as reivindicações específicas de cada setor às gerais da categoria e da classe trabalhadora.

Compuseram a mesa, os membros da Comissão Eleitoral: Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindsep-DF; Francisco Machado, coordenador da Secretaria de Formação; Antônia Ferreira da Silva, coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora; além do coordenador da Secretaria de Organização e Patrimônio, Pedro de Alcântara Costa; do presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues; do secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo; e do ex-dirigente sindical e fundador do Sindsep-DF, atual presidente do PT-DF, Jacy Afonso.

Após declarar empossados aos cargos todos os delegados eleitos para o triênio 2022/2025, Neves informou que o sindicato, em conjunto com as Seções Sindicais, vai enviar ofício às direções dos órgãos solicitando reunião com o ministro de cada pasta, além de um espaço físico para a instalação da Seção Sindical.

Intervenções enaltecem a importância das Seções Sindicais

Francisco Machado lembrou o esforço realizado pela direção do sindicato para a construção das 27 atuais Seções Sindicais no final do ano passado, após seis anos de perseguição aos servidores e desmonte dos serviços públicos. “É um processo que não terminou. Vamos continuar trabalhando para levar as Seções Sindicais a todos os locais de trabalho do servidor”, afirmou.  Antônia da Silva parabenizou as mulheres eleitas para as Seções Sindicais, ressaltando a importância de ampliar a participação feminina nos espaços de luta. “Somos muitas e precisamos marcar território na luta das mulheres. Vamos chamar mais mulheres para ampliar nossas conquistas”, declarou. Pedro Alcântara ressaltou a importância da atuação dos delegados sindicais. “Os companheiros chegam com a missão de nos ajudar a resgatar o trabalho sindical na base. É um trabalho importante porque através dele organizamos a categoria e fortalecemos nossa luta”, concluiu.

O secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, informando que já foi definida uma data para a instalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente. “Será dia 7 de fevereiro. E no centro da pauta está a remuneração dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo”, afirmou. Ele também informou que, em breve, serão abertas as mesas setoriais de negociação, que devem contar com a participação dos membros das Seções Sindicais. “Vamos discutir as diretrizes para os planos de carreira, com vistas a corrigir as disparidades remuneratórias causadas pelas 309 tabelas salariais existentes atualmente para os servidores do Executivo Federal”, adiantou.

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, chamou a atenção para o papel dos servidores na construção do estado democrático de direito. “Tem apenas três semanas que o novo governo tomou posse. A segunda semana após a linda cerimônia de posse, ficou marcada por vandalismo e pela tentativa de golpe. O que fica para nós e a reflexão do nosso papel enquanto servidores públicos e que temos que discutir isso com os nossos colegas. É absurdo pensar que tinham servidores públicos no ato de terrorismo. Mas também é importante ressaltar que ao longo dos últimos quatro anos, tivemos a demonstração de alguns servidores que exerceram o seu papel, inclusive para demarcar a nossa luta”, comentou.

Para Jacy Afonso, a organização dos trabalhadores do setor público em Seções Sindicais fortalece o sindicato. “Quem tem que fazer as negociações é o sindicato. Quem é o interlocutor do servidor é o sindicato e a gente precisa valorizar isso”. Ao final, ele se comprometeu agendar uma reunião da direção do Sindsep-DF com a Secretaria-Geral da Presidência da República para discutir uma diretriz para cada órgão se relacionar com as Seções Sindicais.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *