Direção do Sindsep-DF participa de marcha na Esplanada
A direção do Sindsep-DF participou ontem da Marcha Unificada da Classe Trabalhadora, convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, pelo Dia Nacional de Luta. Carregando uma faixa de três metros de cumprimento, os diretores do sindicato cobraram da presidente Dilma Rousseff o atendimento das reivindicações dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O setor está em greve nacional desde o dia 25 de junho.
Para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, a postura do governo de enrolar nas negociações e recorrer à Justiça na tentativa de enfraquecer o movimento paredista é inadmissível. Desde o início da greve, a direção do sindicato vem buscando um diálogo com o governo, ao mesmo tempo em que disponibiliza toda a estrutura necessária para a concentração da greve, com tendas, cadeiras, café, chá e água.
Os servidores do DNIT decidiram entrar em greve para exigir do governo o cumprimento do acordo de 2009, cujas negociações se arrastam sem avanços. A paralisação por tempo indeterminado foi aprovada em assembleias simultâneas no DF e Estados, dia 5/06. A reivindicação dos servidores é o reenquadramento das carreiras do DNIT nos mesmos níveis das demais carreiras estratégicas do Poder Executivo, tais como fiscalização, arrecadação e regulação. O reenquadramento inclui, além da política de cargos e salários, a estrutura das carreiras e do órgão.
O DNIT possui em todo o Brasil 2.500 servidores, divididos em 23 superintendências e 130 unidades locais distribuídas em cidades estratégicas do País. Atualmente o órgão possui contratos vigentes na ordem de 22 bilhões de reais, grande parte deles oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é que até março de 2014 sejam feitas mais 70 licitações, com mais de R$ 19,4 bi em contratos, que somarão mais de R$ 41 bi de obras contratadas. Vale lembrar que o DNIT é responsável por uma malha rodoviária de 67 mil quilômetros. É pelo seu tamanho e importância que os servidores rechaçam o tratamento de descaso que o governo dispensa ao órgão em relação aos demais setores estratégicos que compõem o Executivo.
Acesse os álbuns de fotos da Marcha e da greve do DNIT na nossa página no Facebook
Fonte: Imprensa Sindsep-DF