Direção do Sindsep-DF debate organização sindical e define diretrizes para 2023
Em Seminário de Planejamento realizado no sábado (25), a Diretoria Administrativa do Sindsep-DF – composta pelos 47 diretores que integram as 14 secretarias do sindicato – definiram as diretrizes e ações para o ano de 2023. “O objetivo foi definir as nossas ações prioritárias para este ano e a sua previsão orçamentária. Mas entendemos que outras questões podem surgir ao longo do ano, como a possibilidade de uma greve, por exemplo, que é uma atividade que demanda recursos do sindicato para a manutenção de tendas e cadeiras; água, café e chá; som fixo ou móvel, entre outros. Essas atividades que são inerentes ao nosso papel enquanto sindicato, embora não estejam previstas no planejamento, estão inseridas nas nossas ações cotidianas”, explicou o secretário-geral Oton Pereira Neves.
Conjuntura e organização sindical
A atividade teve início com um debate sobre a conjuntura política, com destaque para o movimento sindical, partindo da atuação da CUT, da Condsef e dos sindicatos gerais.
A atividade foi conduzida por membros de um Grupo de Trabalho que tem se dedicado a estudar os desafios impostos à organização sindical pela atual conjuntura política de mudanças nas relações de trabalho e de retrocessos à classe trabalhadora, GT representado pelo diretor da Executiva da Condsef, Edvaldo Pitanga; e pelo assessor do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Max Leno.
As falas dos presentes frente aos desafios apresentados se concentraram na necessidade de fortalecimento dos sindicatos gerais diante dos ataques persistentes aos direitos trabalhistas pela política neoliberal e sua ideologia do individualismo, o que inclui a criação de estratégias de ação e de comunicação capazes de demonstrar aos jovens trabalhadores a importância da organização política para a defesa coletiva de direitos. “As relações de trabalho podem até se modernizar, mas a exploração não deixou de existir, então a atuação sindical forte e independente é não apenas necessária, como imprescindível à democracia. Enquanto houver capitalismo, haverá patrões, empregados e exploração, e ninguém pode se salvar sozinho”, salientou um participante.
À tarde, os diretores debateram a proposta de planejamento para 2023 consolidada pela Comissão de Organização do Seminário, que utilizou como base as propostas apresentadas por cada uma das secretarias. A sistematização do planejamento aprovado no seminário será disponibilizada em cartilha no site do Sindsep-DF em breve.