Direção do HFA recebe o Sindsep-DF
Os diretores do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves e Valda Eustáquia Cardoso de Souza, se reuniram no dia 30 de dezembro, com o chefe da Divisão de Coordenação e Organização Institucional, coronel Jorge Ricardo Aureo Ferreira e o chefe da Seção de Inteligência, major de Artilharia Ribas, da direção do Hospital das Forças Armadas – HFA, para tratar da situação dos trabalhadores lotados no órgão, tanto os estatutários (submetidos ao regime Jurídico Único-RJU), quanto os empregados públicos regidos pela Consolidação da Leis do Trabalho-CLT.
Estatutários
O primeiro assunto tratado foi o fato das constantes mudanças nas escalas de trabalho e de lotação dos servidores, procedidas sem aviso prévio e sem justificativa plausível, prejudicando a vida dos trabalhadores. O coronel José Ricardo alegou que não tinha conhecimento, e se comprometeu em convocar a chefia responsável para dar explicações e contornar o problema.
O sindicato reivindicou paridade na concessão do adicional de insalubridade, que não é recebido de forma equânime, pois não é justo que alguns servidores lotados no mesmo ambiente recebam e outros não. Em relação a esta pendência, a direção também alegou desconhecer a situação e pediu que o Sindsep-DF apresente casos concretos desta reclamação para que o HFA possa produzir um laudo técnico e corrigir as distorções.
A falta de critério para a concessão de gratificações de função foi outro ponto discutido, o sindicato reclamou da falta de critérios para a concessão das gratificações entre os servidores. Os representantes do hospital assumiram o problema e justificaram a deficiência pela falta de gratificações disponíveis, afirmando que o problema só será superado quando o Ministério do Planejamento liberar mais gratificações, conforme solicitação já feita pelo HFA.
Para finalizar, os representantes dos servidores reivindicam atendimento médico em todos os estados da federação, a direção afirmou que as negociações para que os servidores sejam atendidos em hospitais militares fora do Distrito Federal estão avançadas, assim, em breve poderão usufruir deste benefício.
Celetistas:
O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que vence em 31 de janeiro de 2016, será objeto de discussão em reunião agendada para o dia 14 de janeiro, às 11h. O Sindsep-DF se comprometeu a apresentar nos próximos dias minuta do ACT, buscando além da manutenção da carga horária reduzida, propor outros benefícios como a implantação de previdência complementar. Os representantes do HFA prometeram pesquisar sobre o assunto para facilitar a discussão.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF