Dia Nacional de Mobilização reúne servidores das três esferas em ato por reposição salarial emergencial
Dia Nacional de Mobilização reúne servidores das três esferas em ato por reposição salarial emergencial
O dia de hoje foi marcado por atos e manifestações em todo o Brasil pelo Dia Nacional de Mobilização para a abertura das negociações para a reposição emergencial linear de 19,99%. Em Brasília, os servidores das três esferas se concentraram no início da manhã no Espaço do Servidor (entre os blocos C e D). Após intervenções dos representantes das entidades sindicais, os manifestantes desceram a Esplanada dos Ministérios em direção à Praça dos Três Poderes.
Com faixas, bandeiras e palavras de ordem, os servidores cobraram do Executivo, Legislativo e Judiciário a abertura imediata das negociações. Num ato simbólico de reforço da reivindicação, os servidores soltaram no ar uma faixa presa em balões com a frase “Negociação Já!”. Em seguida, os servidores caminharam até o Anexo II da Câmara dos Deputados, onde o ato foi encerrado.
Luta urgente
Os servidores enfrentam uma verdadeira corrida contra o tempo para garantir a reposição salarial emergencial, visto que em função do ano eleitoral, o governo só pode conceder reajuste até abril deste ano. “Nossos salários foram corroídos pela inflação e precisamos dessa reposição urgente, visto que a nossa última negociação ocorreu em 2015”, explicou o secretário de Comunicação e Imprensa do Sindsep-DF, Gediel Júnior.
Ao longo da manifestação, os sindicalistas lembraram ao governo que existe dinheiro e que a lei permite a reposição salarial emergencial. “Estamos pedindo para repor a inflação apenas dos três anos de Bolsonaro, no percentual de 19,99%”, afirmou Júnior.