Dia Nacional de Luta: servidores do INMET mobilizados pela valorização do órgão e de seus trabalhadores
Os servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) realizaram, na manhã de hoje (30), ato em frente à sede em Brasília pelo Dia Nacional de Luta. A mobilização por valorização dos servidores e mais recursos para investimentos no órgão aconteceu simultaneamente em diversas capitais brasileiras que possuem unidades do INMET. O coordenador da Seção Sindical do Sindsep-DF no INMET/MAPA, Ismael César, diretor da Executiva da CUT Nacional e da Condsef/Fenadsef, explicou que o objetivo da atividade é chamar a atenção do governo e da sociedade para a necessidade de resolução de uma série de questões que afetam o órgão e os seus servidores. “Além da desestruturação imensa que o órgão passa, existe a questão da inclusão dos atuais servidores na carreira de Ciência e Tecnologia, uma reivindicação antiga do setor, e, mais recentemente, a retirada dos agentes de vigilância transferidos à revelia para o Ministério da Agricultura, numa situação inaceitável e que deixa vulnerável a sede do órgão que abriga patrimônio público de valor elevado”, ressaltou.
O sindicalista ressalta a importância do órgão para a climatologia do país, especialmente no momento em que o mundo discute a previsibilidade de desastres climáticos. “O governo precisa entender a importância de investir no INMET e em seus servidores para garantir uma previsão de tempo de qualidade, tão necessária para auxiliar em atividades de segurança nacional, como o planejamento de safras e a segurança alimentar, o monitoramento para as ações, preparação e respostas aos desastres naturais; para auxiliar na agricultura, no turismo, na pesca; e para subsidiar diversas políticas públicas no Brasil, como as de combate à seca, Seguro Garantia Safra, entre outras”, afirmou Ismael.
Vale lembrar que o INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), sendo responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial. O instituto, que vai completar 115 anos no próximo dia 17 de novembro, possui a maior rede de estações meteorológicas do país e a maior série climática coletada em cerca de 100 anos. “Infelizmente, sem reconhecer a importância de seus serviços, o Mapa ‘presenteou’ o INMET com o menor orçamento anual de sua história, cerca de 25% do valor necessário para o correto funcionamento da instituição”, comentou.
Para tratar sobre a reestruturação do órgão e da inclusão dos atuais servidores do INMET na carreira de Ciência e Tecnologia, as entidades sindicais já solicitaram audiência com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Uma cópia do ofício também foi encaminhada pela Condsef à Presidência da República para ciência da situação. Também foi solicitada reunião com a subsecretária de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento do Mapa, Sara Martins. Segundo Ismael, a expectativa é que tanto a manutenção dos agentes de vigilância no INMET quanto a inclusão dos seus servidores na Carreira de C&T sejam tratados no âmbito da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Mapa, cuja primeira reunião está agendada para o dia 13 de novembro.