Dia nacional de luta força EBSERH a apresentar proposta aos trabalhadores
Dia nacional de luta força EBSERH a apresentar proposta aos trabalhadores
O dia 10 de fevereiro foi marcado por atos e mobilizações dos trabalhadores da EBSERH em diversos estados brasileiros. A mobilização forçou a empresa a apresentar uma proposta às pressas às entidades nacionais representativas da categoria, que será discutida e analisada nos próximos dias.
Em Brasília, o ato foi realizado no Hospital Universitário de Brasília. Nas diversas intervenções dos representantes sindicais, ficou claro que a unidade dos trabalhadores – médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e administrativos – é que vai forçar o governo a atender as reivindicações do setor, especialmente a manutenção do adicional insalubridade nos valores previstos anteriormente.
Para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, o ato de ontem foi uma demonstração de força e disposição de luta dos trabalhadores da EBSERH e que já surtiu efeito positivo para as negociações. Entre as reivindicações, está a prorrogação de todas as cláusulas vigentes no atual ACT até a assinatura de um novo acordo ou o julgamento do Dissídio Coletivo de Greve que tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O próximo ACT da categoria vence dia 1º de março.
Negociações do ACT
No dia 9 de fevereiro, como fruto da mobilização, a direção da EBSERH convocou as entidades representativas dos trabalhadores para reunião de negociação e apresentou uma proposta que está em avaliação pelas entidades nacionais. Uma nova reunião técnica para esclarecimento de dúvidas com o órgão deve ser realizada na próxima semana. Em seguida, a proposta e a análise das entidades será encaminhada para deliberação dos trabalhadores em assembleias locais.
Novas orientações e a convocação da assembleia serão divulgadas aqui no site. Fique atento!