Dia do Trabalhador
Mais do que um feriado, o Dia do Trabalhador é uma data para reflexão das conquistas passadas e das lutas futuras da classe trabalhadora. O 1º de maio foi declarado Dia Internacional da Luta dos Trabalhadores pelo Congresso Socialista de Paris, em 1889.
No dia 1º de maio de 1886, em Chicago nos EUA, centenas de operários iniciaram uma greve reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas. No dia 4 de maio, durante manifestações na praça Haymarket, uma explosão serviu como justificativa para a repressão brutal dos trabalhadores pelo aparato policial, que provocou mais de dez mortes e a prisão de dezenas de operários.
O sindicalismo em todo o mundo adotou a data como um dia em que se realizam manifestações públicas para comemorar as lutas realizadas e exigir novas reivindicações. O Sindsep-DF participa das atividades em Brasília para cobrar do governo a data-base para todo 1º de maio, o atendimento das reivindicação do funcionalismo e a retirada das tropas brasileiras do Haiti.
Fonte: EG 408