Dia do Índio: Sindsep-DF celebra a data com debate
A Questão Indígena foi o tema do debate organizado pelo Sindsep-DF em frente à Funai, na sexta-feira, dia 19/04, para celebrar o Dia do Índio. Participaram como debatedores o indigenista da Funai, Frederico Flávio Magalhães, que discorreu sobre o “Histórico e desafios da relação do Estado com os povos indígenas”; o assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Adelar Cupsinski, que falou sobre “A sociedade em defesa dos direitos indígenas”; e o índio Ariel Benites pertencente ao povo Guarani Kaiowá e representante da Articulação dos Povos Indígenas (APIB), que palestrou sobre as “As perspectivas do movimento indígena”.
O direito do índio a terra foi o centro das discussões. Isso porque, a demarcação das terras indígenas no Brasil de maneira não contínua, há séculos, é o principal motivo da dizimação que sofrem os índios. Além disso, os índios vêm sofrendo nas últimas décadas com a ofensiva dos latifundiários que tentam obrigar os povos indígenas a migrarem para outras terras, como é o caso dos Guaranis Kaiowás, no Mato Grosso do Sul.
Compuseram a mesa o diretor de Comunicação e Imprensa do Sindsep-DF, Carlos Henrique Bessa, representando o secretário-geral Oton Pereira Neves, que estava fora de Brasília; o diretor da CUT-DF, Ismael César; a diretora da Secretaria de Formação, Miriam Vaz Parente; e a diretora da Secretaria da Mulher Trabalhadora, Thereza Alencar, que é servidora da Funai. Também estavam presentes o diretor da Secretaria de Movimentos Sociais, Cultura, Raça e Etnia, Pedro de Alcântara; o diretor da Secretaria de Relações Intersindicais e Parlamentares, João Luiz Batista (Cocada); a adjunta da Secretaria de Aposentados e Saúde do Trabalhador, Maria Gilza Ribeiro Fardin; e o adjunto da Secretaria de Comunicação e Imprensa, Reginaldo Dias da Silva.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF