Deputada Érika Kokay convocará ministro e vai requerer audiência pública
A pedido do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, do coordenador da Secretaria de Relações Intersindicais e Parlamentares do sindicato, João Luiz Batista (Cocada), e do coordenador da Seção Sindical do Sindsep-DF na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Nery Kluwe de Aguiar Filho, a deputada federal Érika Kokay (PT/DF) vai convocar o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira, para dar explicações na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados sobre as denúncias de práticas antissindicais e antidemocráticas no âmbito da ABIN. A deputada também vai requerer uma audiência pública para tratar da questão.
Recentemente, o Sindsep-DF conseguiu reverter na Justiça a demissão do servidor e sindicalista Nery Kluwe, em reintegração determinada pelo ministro Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, apenas dez dias depois de ter retornado ao órgão, Kluwe foi outra vez demitido por força de um novo Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Além deste, o sindicalista responde a outros 11 PADs, todos forjados para provocar seu desligamento do órgão.
O diretor do Sindsep-DF João Batista (Cocada) também responde a uma sindicância no órgão por cumprir suas atribuições como sindicalista na Agência. Os dois são apenas alguns dos exemplos de repressão à atividade sindical no órgão. Esses e outros casos serão objeto de discussão com o ministro e na audiência pública.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF