Cumpra-se a lei!
Não existe político neste país que não tenha subido em palanque para dizer que “educação é prioridade”.
Pois bem, depois de muita luta organizada pela CUT e CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) o Congresso aprovou a lei 11.738, que cria o piso salarial de R$ 950,00 para todos os professores em jornada de 40 horas semanais. Esse valor será o vencimento básico a partir de 2009 e com um elemento importante: os Estados e Municípios que não tiverem condições financeiras de pagar o piso com seus próprios recursos receberão complementação da União até 2010. A lei também estabelece que os professores terão 30% da jornada (ou seja, 12 horas em 40) para dedicar-se à preparação de aulas e correção de provas, o que é extremamente importante para melhorar a qualidade do ensino.
Mas a categoria está revoltada porque logo após a sanção presidencial da lei, prefeitos e governadores, sobretudo de São Paulo e Rio Grande do Sul, dois dos estados mais desenvolvidos do país, começaram uma série de ataques para barrar a aplicação da lei!
A 12ª Plenária Nacional da CUT, que acaba de se realizar, aprovou uma resolução convocando ampla campanha nacional em defesa do piso e exigindo a imediata aplicação da lei 11.738. Vamos manifestar toda nossa indignação e revolta contra essas tentativas de negar aos professores e aos alunos das escolas públicas melhores condições de ensino. Esta é mais uma campanha que interessa à toda população trabalhadora e o Sindsep-DF estará presente até a vitória.
Fonte: EG 295