Cultura
Até o fechamento desta matéria (14/1), o governo ainda não havia apresentado o termo de compromisso aos servidores da Cultura, conforme prometido na reunião de 17 de dezembro, condicionando o acordo ao fim da greve.
Segundo ofício do secretário substituto de Recursos Humanos, Vladimir Nepumoceno, o governo se compromete a apresentar o termo garantindo: “instalação de processo de discussão entre o Ministério da Cultura e a SRH do Ministério do Planejamento, com vistas à apresentação de uma proposta do governo aos servidores da área da Cultura de estruturação de um plano de cargos para o setor, até março de 2005; e estudo da viabilidade orçamentária e financeira de criação de uma gratificação antecipatória do plano, com vigência a partir do início de 2005”.
Com base nesse compromisso, a plenária nacional do setor (20/12) indicou a suspensão a greve a partir de 23 de dezembro.
“O termo de compromisso significará uma vitória parcial, que deverá ser cobrado até a implementação do Plano de Carreira”, avaliou Sérgio de Andrade Pinto, servidor do MinC que fez parte do Comando Nacional de Greve. Ele ressalta o apoio da sociedade (ver abaixo) e destaca que o engajamento dos servidores da Cultura foi inédito.
No dia 18 de janeiro os servidores participam da reunião da Mesa Setorial, na qual um grupo de trabalho deverá ser formado para apresentar a proposta definitiva do Plano até março.
Fonte: EG 132